quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Líder que é líder sabe...

Atrair e manter talentos é desafio constante para empresas/empresários mais conscientes de seus papéis. A evasão de talentos para a concorrência costuma ser atribuída a ofertas de salários irrecusáveis e difíceis de serem cobertas.
Pode ser, mas não é tudo. O jeito de trabalhar conta, e muito, pois talentos funcionam melhor em ambientes mais favoráveis.
O papel do líder tem muito a ver com tudo isso.
Se ele está mais para chefe do que para líder, do tipo que vai dando ordens sem dizer o porquê; que, em vez de conversar, impõe sua autoridade; que vive esmiuçando partes insignificantes do trabalho, o tempo todo atendo-se ao como fazer, exigindo relatos de detalhes irrelevantes, sem mirar os resultados, tem reduzidas as chances de reter gente talentosa dentro da empresa.
Ao identificar os talentos de que dispõe, o verdadeiro líder sabe que não é o mero ajuntamento deles que vai assegurar o sucesso da equipe. Ele sabe que deve fazê-los sentir-se desafiados -- é o que dá motivação para as competências emergirem e serem demonstradas.
A par disso,o líder não será daqueles que gostam de colocar o cargo sempre na frente, de fazer valer o peso do crachá. Ao contrário, sabe argumentar sobre as razões de ordem estratégica e os objetivos perseguidos, e o fato de alcançá-los será sempre explicitamente reconhecido e destacado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário